Mercadona adere ao SDR Portugal
resíduos

Mercadona adere ao SDR Portugal

A Mercadona Portugal aderiu SDRetalhistas, associada do SDR Portugal, candidata à licença, ou concessão, de gestão do futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) das embalagens de bebidas não reutilizáveis a criar em território nacional, conforme definido na legislação europeia.

Constituído pela Associação Circular Drinks e pela SDRetalhistas, o SDR Portugal reúne, pela primeira vez, indústria e retalho num sistema de economia circular que visa a valorização de resíduos colocando em evidência a prioridade dada a esta temática.

“Enquadrada na Responsabilidade Alargada do Produtor (RAP), os acionistas do SDR Portugal pretendem pôr em prática um sistema eficiente e eficaz, garante da responsabilidade ambiental que todas estas empresas preconizam, que seja conveniente para os consumidores – em disponibilidade, rapidez, simplicidade, acessibilidade e fiabilidade –, que promova a transparência e que contribua para o cumprimento das metas a que o país está obrigado para as embalagens de bebidas de plástico: taxa de retoma de 77% em 2025 e acima dos 90% a partir de 2029; taxa de incorporação de reciclado na produção de garrafas de bebidas (conhecido como “rPET”) de 25% até 2025; e acima de 30% a partir de 2030)”, é referido em comunicado.

Os outros associados da Associação SDRetalhistas são as insígnias Auchan, Intermarché, Lidl, Pingo Doce e SonaeMC. Do SDR Portugal, e representados pela Associação Circular Drinks, fazem também parte a Coca-Cola, Central de Cervejas, Sumol+Compal, Super Bock Group e Unilever.

Leonardo Mathias, Presidente do SDR Portugal, sublinha que “a adesão da Mercadona à Associação SDRetalhistas, e consequentemente ao consórcio do SDR Portugal é mais um sinal da robustez da solução que apresentamos, uma solução que reúne 70% da indústria de bebidas e 80% do retalho em Portugal numa missão comum que é a de administrar e organizar a recolha, transporte, contagem, triagem e reciclagem com vista a evitar não só o desperdício de recursos, como prevenir a incineração e/ou aterro dos resíduos após o consumo, com tudo isto, cumprir o que consideramos ser um desígnio nacional: alcançar maiores taxas de reciclagem que permitam realizar as metas com que o país está comprometido e melhorar o ambiente”.

Plácido Albuquerque, Diretor de Economia Circular da Mercadona Portugal destaca que “consideramos muito importante a adesão da Mercadona à SDRetalhistas e, ao consórcio SDR Portugal, de forma a podermos trabalhar conjuntamente com os restantes embaladores distribuidores e embaladores produtores no desenvolvimento do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, no âmbito da responsabilidade alargada do produtor. Esta união vem reforçar o compromisso dos embaladores em procurar soluções alinhadas com a necessidade de aumentar a taxa de reciclagem e de assegurar a circularidade dos materiais das embalagens de bebidas no cumprimento das metas nacionais”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.