
Metas de redução de GEE da EPAL aprovadas pela iniciativa Science Based Targets
A EPAL estabeleceu as suas metas de redução de GEE de acordo com a validação da Science Based Targets (SBTi) – organismo global, que permite às empresas definir metas ambiciosas para a redução de emissões, de acordo com a ciência climática mais recente –, como estando em linha com uma trajetória que permita contribuir para que a temperatura do planeta não aumente mais do que 1,5°C.
Com efeito, a EPAL comprometeu-se a reduzir as emissões absolutas de âmbito 1 e 2 de GEE em 43%, entre 2019 e 2029 (sendo as de âmbito 1, as emissões diretas de fontes próprias ou controladas pela empresa e as de âmbito 2, as emissões indiretas da geração de eletricidade comprada). A EPAL também se comprometeu a reduzir em 43% as emissões de âmbito 3 de GEE de bens e serviços adquiridos, de atividades relacionadas com combustíveis e energia e do tratamento em fim de vida dos produtos vendidos, no mesmo período de tempo.
A Science Based Targets (STBi) é uma iniciativa conjunta do CDP – Carbon Disclosure Project, da United Nations Global Compact, da World Resources Institute (WRI) e do World Wide Fund for Nature (WWF) e um dos compromissos da “We Mean Business Coalition”. O propósito da SBTi é identificar e promover abordagens inovadoras para a fixação de metas ambiciosas, de base científica, para a redução de GEE, visando acelerar a redução das emissões das empresas, em todo o mundo, para metade, até 2030.