
Ministra do Ambiente visita Algarve para avaliar recursos hídricos
A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, participa, esta sexta-feira, em várias iniciativas no Algarve, centradas na situação atual dos recursos hídricos da região e na apresentação de medidas futuras.
A visita inclui a participação numa reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul – Comissão de Gestão de Albufeiras, onde serão analisadas as disponibilidades de água superficiais e subterrâneas e avaliadas as medidas definidas anteriormente. Durante este encontro, será também assinado o protocolo “Água que Une – Estudos para a avaliação do potencial hídrico nas bacias hidrográficas do Algarve, nomeadamente na bacia hidrográfica de Alportel”, entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento.
De acordo com a APA, estes estudos fazem parte do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve e têm como objetivo reforçar a segurança no abastecimento de água. São ainda considerados um contributo relevante para reduzir o risco de inundações em Tavira, integrando o Plano de Gestão dos Riscos de Inundações da RH8 – Ribeiras do Algarve.
A ministra fará também um balanço da época balnear de 2025 e apresentará intervenções previstas para a gestão e proteção do litoral. A agenda inclui ainda uma visita à Ilha da Fuzeta, onde decorreu uma ação de reforço sedimentar e está prevista uma nova intervenção de maior dimensão, a desenvolver em articulação com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.