Município de Setúbal tem 69 novos oleões
resíduos

Município de Setúbal tem 69 novos oleões

O município de Setúbal acaba de receber uma nova rede de 69 contentores para recolha de óleos alimentares usados, distribuídos pelas cinco freguesias do território, 12 em Azeitão, 6 em Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, 15 no Sado, 20 em São Sebastião e 16 na União das Freguesias de Setúbal, anunciou a Câmara Municipal de Setúbal.

A rede de recolha de óleos alimentares usados tem como intuito facilitar o encaminhamento destes resíduos para reciclagem e a produção de biocombustíveis, uma vez que, de acordo com o município, irá também ser promovida a valorização dos óleos alimentares usados enquanto “recurso energético, ao ser transformado em biocombustível e posteriormente misturado com os combustíveis convencionais”, é esclarecido pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

A gestão da rede está a cargo dos SMS – Serviços Municipalizados de Setúbal que, através de um sistema de gestão inteligente, consegue aceder em tempo real aos níveis de enchimento de cada um dos oleões, o que permite garantir que a recolha seja feita antes dos contentores estarem completamente cheios.

Os contentores são autónomos em termos energéticos, uma vez que dispõem de painéis solares.

A nova rede de recolha de óleos alimentares conta também com uma aplicação para dispositivos móveis Android e iOS Carbon Foot, a disponibilizar em breve, que informa, entre outros, os pontos de recolha existentes, embora esse mapa seja também facultado na página dos serviços municipalizados.

Devem ser depositados nestes contentores apenas óleos alimentares usados, arrefecidos, numa garrafa ou garrafão de plástico bem fechados, sendo que ficam de fora deste circuito de recolha sustentável óleos de motor, lubrificantes ou outros óleos minerais.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.