
Nações Unidas avisam para “aumento catastrófico” da temperatura até 2100
Se nada for feito, o Planeta chegará a um “aumento catastrófico da temperatura de 3,1 graus Celsius até 2100”. O alerta consta do relatório ‘Emissions Gap Report 2024’, divulgado pela Agência das Nações Unidas para o Ambiente.
Segundo o documento, “ainda é tecnicamente possível atingir a meta estabelecida no Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5°C, mas isso requer uma mobilização global liderada pelos G20 para reduzir todas as emissões de gases de efeito estufa, a partir de hoje”.
A ONU lembra que os compromissos atuais para 2030 não estão a ser cumpridos, mas, mesmo que o fossem, o aumento da temperatura seria de 2,6 a 2,8°C.
Neste sentido, a ONU apela às nações que se “comprometam coletivamente a reduzir 42% das emissões anuais de gases de efeito estufa até 2030 e 57% até 2035”. Caso contrário, “a meta de 1,5°C do Acordo de Paris será uma miragem”, alerta o relatório.
“Uma maior implantação das tecnologias solares fotovoltaicas e da energia eólica poderá proporcionar 27% do potencial total de redução das emissões em 2030 e 38% em 2035. As ações no domínio das florestas poderão permitir atingir cerca de 20% do potencial em ambos os anos. Outras opções incluem medidas de eficiência energética no setor industrial, dos transportes e dos edifícios”, refere Inger Andersen, diretora da Agência das Nações Unidas para o Ambiente, no prefácio do documento.
Recorde-se que o ‘Emissions Gap Report’ analisa há 15 anos como os atrasos das políticas climáticas anunciadas podem influenciar o aquecimento global do planeta.