O 2.º Fórum Biorresíduos acontece a 19 de junho, no Porto

O 2.º Fórum Biorresíduos acontece a 19 de junho, no Porto

Pelo segundo ano consecutivo, o Jornal Água&Ambiente organiza o Fórum Biorresíduos.
 

Em parceria com a Porto Ambiente, a iniciativa acontece no próximo dia 19 de junho, no Teatro do Campo Alegre. 

Com a recolha obrigatória de biorresíduos pelos municípios, que entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2024, urge perceber como os municípios e os SGRU preveem implementar esta operação de gestão, cumprindo os princípios da taxonomia europeia para beneficiar das melhores condições bancárias. O 2º Fórum Biorresíduos será o palco privilegiado para esta reflexão estratégica, mas também para apontar os detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de passar da teoria à prática.     

 A par e passo com o aumento das quantidades de biorresíduos recolhidos seletivamente deverá ser assegurada a sua valorização. Neste contexto é determinante assegurar a integração das operações em baixa com as operações em alta, bem como discutir a utilização da capacidade de valorização orgânica dos TMB e a programação da evolução do processamento de biorresíduos de origem indiferenciada vs de origem seletiva. O 2º Fórum Biorresíduos será um espaço para afinar estratégias e colocar em diálogo decisores e profissionais. 

Importa ainda aprofundar o escoamento do composto e as respectivas normas de qualidade. 

Também a valorização energética dos biorresíduos estará no centro do debate. No 2º Fórum Biorresíduos serão aprofundadas as linhas de orientação do Plano de ação para o Biometano 2024-2040. A reflexão sobre as condições necessárias para sustentar a valorização de biogás via produção de biometano, em substituição da sua valorização via produção de eletricidade, e as alternativas de escoamento de biometano estarão também em foco. 

Estes e outros temas estarão na agenda do dia 19 de junho, onde, na cidade Invicta, decisores, profissionais e especialistas dos setores dos resíduos e energia têm encontro marcado no mesmo espaço em mais uma iniciativa do Jornal Água&Ambiente.

Depois da sua primeira edição em 2023, voltamos a trazer o setor dos biorresíduos para o debate, promovendo a informação, a discussão e a troca de ideias sobre uma área que está hoje no centro das preocupações e das prioridades dos profissionais do Ambiente, dos municípios e da governação. 


Garanta a sua presença e inscreva-se já!

E aproveite: todas as inscrições realizadas até ao próximo dia 7 de maio beneficiam de um desconto especial de 15% no valor.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.