O mundo atingirá 5 500 GW de novas energias renováveis nos próximos seis anos

O mundo atingirá 5 500 GW de novas energias renováveis nos próximos seis anos

Um novo relatório da Agência Internacional da Energia (AIE) prevê um crescimento maciço da capacidade global de energias renováveis até ao fim da década.

O relatório ‘Renewables 2024’, a principal publicação anual da AIE sobre o setor, estima que serão acrescentados mais de 5 500 gigawatts (GW) de nova capacidade renovável entre 2024 e 2030, o que representa quase o triplo do aumento registado entre 2017 e 2023.

Este crescimento é comparável à capacidade energética atual combinada da China, da União Europeia, da Índia e dos Estados Unidos.

A China desempenhará um papel fundamental neste boom das renováveis. De acordo com o relatório, o gigante asiático contribuirá com quase 60% de toda a nova capacidade renovável instalada a nível mundial até 2030, consolidando a sua posição como líder indiscutível neste setor.

Até ao final da década, a China poderá ser responsável por quase metade da capacidade total de energias renováveis do mundo, contra 33% em 2010. Enquanto a China liderará a instalação de grandes volumes, a Índia destacar-se-á como o país com a taxa de crescimento mais rápida entre as principais economias.

Em termos de tecnologias, a energia solar fotovoltaica será o principal ator desta expansão, representando 80% do crescimento global da capacidade renovável entre 2024 e 2030. Isto deve-se tanto à construção de grandes centrais solares como ao aumento das instalações solares em casas e empresas. Apesar dos desafios que enfrenta atualmente, o setor eólico também registará uma recuperação, com a sua taxa de expansão a duplicar em comparação com o período de 2017-2023.

Segundo o relatório, “as tecnologias solar fotovoltaica e eólica já se estabeleceram como as opções mais rentáveis para a produção de nova eletricidade em quase todos os países. Este crescimento das energias limpas reflete uma mudança estrutural na forma como o mundo produz eletricidade, impulsionada por políticas governamentais favoráveis, avanços tecnológicos e competitividade crescente das fontes renováveis”.

A AIE afirma que cerca de 70 países, que representam coletivamente 80% da capacidade global de energias renováveis, estão no bom caminho para cumprir ou exceder as suas atuais ambições em matéria de energias renováveis até 2030. O crescimento não está totalmente em conformidade com o objetivo estabelecido por quase 200 governos na conferência sobre alterações climáticas COP28, em dezembro de 2023, de triplicar a capacidade global de energias renováveis nesta década: o relatório prevê que a capacidade global atinja 2,7 vezes o seu nível de 2022 até 2030.

O relatório acrescenta que as energias renováveis produzirão quase metade da eletricidade mundial até 2030, com a quota-parte da energia eólica e solar fotovoltaica a duplicar para 30%. No entanto, salienta a necessidade de os governos intensificarem os esforços para integrar com segurança as fontes renováveis variáveis, como a energia solar fotovoltaica e eólica, nos sistemas de eletricidade.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.