O que esperar da 19.ª Expo Conferência da Água, por João Pedro Matos Fernandes
Os grandes desafios do setor da água estarão sob escrutínio na 19.ª Expo Conferência da Água, que se realiza nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa.
A abrir os trabalhos da reunião anual do setor estará a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que irá partilhar as grandes linhas de ação do Executivo nesta área prioritária para a governação.
Mas em dois dias de discussão acesa, que se distribuem por 13 painéis, há muitos temas a merecer destaque, que irão mobilizar decisores, profissionais e especialistas do setor dos recursos hídricos e dos serviços de água.
O editor especialista de Água do jornal Água&Ambiente, João Pedro Matos Fernandes antecipa alguns dos pontos fortes de um programa recheado de novidades e discussões oportunas.
“Na Expo Conferência da Água vai ter de estar em discussão aquele que me parece ser o tema mais candente do momento no setor: a sustentabilidade económico-financeira e, consequentemente, a sustentabilidade ambiental dentro do ciclo urbano da água”, afirma João Pedro Matos Fernandes. “Temos mesmo de encontrar forma de poder investir, de poder manter, de poder assegurar o bom funcionamento dos sistemas”, justifica” e isso só se consegue com tarifas justas e com receitas adequadas àquilo que são os gastos dos próprios sistemas. O debate sobre aquele que é o principal desafio identificado no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 está agendada para a manhã do segundo dia do evento sob o lema “Financiar a gestão da água sob um novo paradigma”. Neste painel, serão abordados os principais obstáculos à recuperação de custos no setor, as oportunidades de potenciar um maior equilíbrio nas tarifas em alta e em baixa, bem como o reforço dos poderes do regulador na área económica, que já foi anunciado pelo Governo.
João Pedro Matos Fernandes salienta ainda a importância de dar “um grande impulso nos próximos anos” à reutilização de águas residuais tratadas, num contexto de alterações climáticas. Um tema que estará em foco logo na manhã do primeiro dia da conferência: no painel “Produção de água para reutilização - desafios e investimentos”, faz-se o balanço dos projetos em curso nesta área e debatem-se as implicações no plano tarifário, assim como as questões que ainda carecem de ser clarificadas no plano legal e regulamentar para que esta atividade ganhe maior expressão.
Estes e outros temas estarão em destaque na 19.ª Expo Conferência da Água, que volta a estar integrada na Semana de Ambiente, que abrange igualmente o 12.º Fórum Energia e o 18.º Fórum Resíduos. Uma oportunidade única para explorar assuntos específicos e transversais aos setores do ambiente e energia, promover o networking e preparar mais um ano cheio de desafios e oportunidades.
Inscreva-se na 19.ª Expo Conferência da Água
Consulte o Programa da 19.ª Expo Conferência da Água
Saiba também mais sobre as outras duas iniciativas da Semana de Ambiente:
Inscreva-se agora e beneficie de um desconto de 5% no valor.
Para mais informações siga-nos no Linkedin!