Oliveira de Azeméis alarga redes de água e saneamento com obra de 4,6 milhões de euros
água

Oliveira de Azeméis alarga redes de água e saneamento com obra de 4,6 milhões de euros

As redes de água e saneamento de Oliveira de Azeméis vão ser alargadas através de um investimento de 4,6 milhões de euros, revelou esta segunda-feira a autarquia do distrito de Aveiro, que assim aumentará 60% as taxas de cobertura.

Incidindo na freguesia de Fajões, a empreitada abrange 3,6 milhões de euros suportados por verbas da Câmara Municipal – cofinanciada em 850 mil euros pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos –, e um milhão de euros a cargo da empresa Águas do Douro e Paiva.

“A intervenção vem satisfazer uma velha aspiração da população, que finalmente vai poder usufruir de duas importantes infraestruturas básicas para ver aumentada a sua qualidade de vida”, declarou o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira.

Os trabalhos na freguesia com cerca de 2,9 mil habitantes já estão a decorrer, foram confiados à empresa Lousa Estradas e terão um prazo de execução de 13 meses.

No caso da água, a empreitada prevê a criação de 21 quilómetros de condutas, no que se inclui uma adutora específica para abastecer o novo reservatório da vila. Já no que se refere ao saneamento, a obra permitirá construir mais 14 quilómetros de rede, o que irá servir 2,5 mil habitantes da freguesia.

Uma vez concluída a intervenção global, Fajões registará um significativo avanço na taxa de cobertura pelas referidas infraestruturas: ao nível da rede de distribuição de água, a freguesia passará de 30% para 93,5% de cobertura; no domínio do saneamento, a atual taxa de 10% subirá para 70%.

Joaquim Jorge Ferreira admitiu que, até abril de 2024, a população local irá ser afetada pelos “habituais constrangimentos” resultantes deste tipo de empreitada, mas adiantou que “as vias afetadas pelas obras serão requalificadas”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.