Organizações ambientalistas antecipam dificuldades em sede de estudo de impacto ambiental do aeroporto de Alcochete

Organizações ambientalistas antecipam dificuldades em sede de estudo de impacto ambiental do aeroporto de Alcochete

Nove organizações ambientalistas alertaram esta terça-feira, após o anúncio, pelo primeiro-ministro, de que o Governo aprovou a construção do novo aeroporto em Alcochete, que antecipam dificuldades em sede de estudo de impacto ambiental, uma vez que esta é a opção “mais problemática em termos ambientais e de ordenamento do território”.

O comunicado é assinado pelas organizações Almargem, Associação Natureza Portugal/Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), FAPAS-Associação Portuguesa para a Conservação da Bodiversidade, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Quercus-Associação Nacional de Conservação da Natureza, A Rocha, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e ZERO-Associação Sistema Terrestre Sustentável.

Apesar disso, as organizações não-governamentais de ambiente (ONGA) consideraram positivo o avanço do processo de decisão do novo aeroporto e que a opção Montijo esteja definitivamente colocada de parte:“É uma enorme vitória das ONGA, mas acima de tudo para o país”, pode ler-se no comunicado de imprensa.

As organizações salientam no comunicado a importância da aposta numa rede ferroviária que funcione em complementaridade à rede de aeroportos, atual e futura.

As ONGA lembraram ainda que as medidas para o atual aeroporto continuam a funcionar, até o novo aeroporto estar pronto, e, por isso, deverão ser sujeitas a avaliação de impacto ambiental.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta terça-feira a opção de construção de um novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente.

 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.