
Painel “controlo de preços no mercado ibérico”: conheça os intervenientes
O mecanismo temporário que foi criado pelos governos de Portugal e Espanha para controlar os preços no mercado ibérico de eletricidade estará no centro das atenções no painel que encerra o 10.º Fórum Energia, no próximo dia 16 de novembro.
Será o momento-chave para fazer o balanço da aplicação desta medida, que estará em vigor até maio de 2023, avaliando os seus impactos no mercado e identificado limitações e problemas à sua implementação. Mas será também a ocasião certa para analisar e antecipar, num horizonte mais alargado, o que poderá ser a evolução do funcionamento do próprio mercado ibérico de eletricidade.
“É urgente reformular o mercado ibérico de eletricidade”, salienta Paulo Preto dos Santos, Diretor-geral Dourogás Renovável e Vice-coordenador da Comissão de Energia da Ordem dos Engenheiros, que fará a intervenção inicial neste painel.
Para debater o tema em profundidade, olhando para o curto e médio prazo, está prevista uma mesa-redonda, em que participam o ex-secretário de Estado da Energia, Artur Trindade; o Assessor da Direção da CIP, Jaime Braga; o Engenheiro e Economista Luís Mira Amaral, que é também Presidente do Conselho de Energia da CIP; e João Duque, Professor Catedrático de Finanças do ISEG - Lisbon School of Economics and Management. Já a moderação do painel ficará a cargo de Francisco Vieira, Presidente do Conselho Consultivo da Unidade de Reservas Petrolíferas da ENSE - Entidade Nacional para o Setor Energético.
Serão os protagonistas de uma discussão que se pretende profícua, para o setor e para o país, lançando um olhar atento à atualidade, mas sem perder de vista a dimensão estratégica.
MARQUE JÁ A SUA PRESENÇA!