Países da União Europeia aprovam novas regras para reduzir emissões de CO2 de veículos pesados
Os países da União Europeia (UE) aprovaram esta segunda-feira as novas regras para reduzir as emissões de dióxido de carbono dos camiões, que exigirá que a maioria dos novos veículos pesados vendidos na UE a partir de 2040 sejam livres de emissões.
As normas vão impor uma redução de 90% nas emissões de CO2 dos veículos pesados novos até 2040, o que obrigará a que os fabricantes tenham de vender uma grande parcela de camiões totalmente livres de CO2.
Os fabricantes também terão que reduzir as emissões de CO2 das suas frotas em 45% até 2030, objetivo que vem substituir a meta existente de 30% - e 65% até 2035.
A partir de 2030, 90% dos novos autocarros urbanos vendidos na UE serão obrigados a ter emissões nulas, aumentando para 100% em 2035.
Com as regras revistas, o âmbito de aplicação do regulamento em vigor será alargado e quase todos os veículos pesados novos com emissões certificadas de CO2 – incluindo camiões de menor dimensão, autocarros urbanos, autocarros de turismo e reboques – ficarão sujeitos às metas de redução das emissões.
Os veículos pesados produzem atualmente um quarto das emissões dos transportes rodoviários na Europa. A maioria dos camiões nas estradas europeias funciona a gasóleo, que produz emissões de gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos ligados ao cancro do pulmão e a doenças respiratórias.
O regulamento será agora assinado e publicado no Jornal Oficial da UE e entrará em vigor 20 dias depois.