
Paulo Ferrão: "É importante aproveitar Combustível Derivado de Resíduos" (COM VÍDEO)
O Coordenador do Grupo de Trabalho do PERSU 2020 [Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos], Paulo Ferrão, defende que o aproveitamento do CDR (Combustível Derivado de Resíduos) deve ser encarado como uma das prioridades no sector dos resíduos.
“É muito importante que se desenvolvam mecanismos para aproveitar energeticamente o combustível derivado de resíduos seja na indústria de cimentos, seja, por exemplo, em novos projectos de cogeração”, defende.
O responsável falou sobre as prioridades e investimentos na área dos resíduos no seminário “Apoios Comunitários para o Ambiente e Energia”, que decorreu esta quarta-feira no auditório da Caixa Geral de Depósitos da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na Caparica.
“O PERSU 2020 aposta fortemente na utilização eficiente dos recursos e o resíduo é um recurso. Há que investir nos comportamentos das pessoas, mas também nos sistemas de recolha selectiva, tratamento de resíduos e depois no escoamento do CDR e composto”, sublinhou ao Ambiente Online.
O seminário, organizado pelo jornal Água&Ambiente em parceria com o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, explorou as oportunidades que o novo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR) traz aos sectores da água, resíduos e energia
O PO SEUR pretende contribuir para a afirmação da Estratégia Europa 2020, especialmente na prioridade de crescimento sustentável, respondendo aos desafios de transição para uma economia de baixo carbono, assente numa utilização mais eficiente de recursos, através de um apoio financeiro superior a 2.200 milhões de euros.
Ana Santiago