
Peixe em perigo de extinção repovoado na Ribeira de Odelouca
Vinte exemplares de escalo-do-Arade foram libertados na Ribeira de Odelouca, no Algarve, numa ação de repovoamento promovida pelo Projeto Falanges, uma parceria entre a Águas do Algarve, o Zoomarine e a Quercus, anunciou esta quinta-feira a associação ambientalista.
A operação insere-se numa estratégia de conservação de espécies nativas em risco, como o escalo-do-Arade, classificado como "criticamente em perigo". Os peixes agora introduzidos nasceram no Zoomarine, em cativeiro, no início deste ano.
Segundo a Quercus, o objetivo é reforçar as populações em meio natural, após a reabilitação dos habitats. Além desta espécie, o projeto trabalha também na reprodução da boga-do-Sudoeste e do barbo-do-Sul.
Carlos Silva, da Quercus, destacou que a degradação dos rios, agravada pelas alterações climáticas, compromete a sobrevivência de várias espécies aquáticas. O escalo-do-Arade é exclusivo da região e tem sofrido um declínio acentuado, devido à má qualidade da água, à perda de habitat e à presença de espécies invasoras.