Peneda-Gerês: Governo estuda soluções após chumbo a projetos solares em albufeiras

Peneda-Gerês: Governo estuda soluções após chumbo a projetos solares em albufeiras

A ministra do Ambiente diz que estão a ser estudadas várias soluções, que se enquadrem na lei, para resolver o ‘chumbo’ aos projetos solares em duas albufeiras no Parque Nacional Peneda-Gerês e defendeu que o processo “não foi bem preparado”.

“O processo nitidamente não foi bem preparado e agora temos de arranjar solução, e não há soluções fáceis”, afirmou a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, ouvida na Assembleia da República, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025, citada pela Lusa.

Em causa está o parecer desfavorável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ao projeto de uma plataforma de produção de energia fotovoltaica flutuante na albufeira de Salamonde, em Vieira do Minho, inserida no Parque Nacional Peneda-Gerês, e ao projeto da Finerge para um equipamento fotovoltaico flutuante na albufeira da barragem de Paradela, em Montalegre (distrito de Vila Real).

Em resposta a questões da deputada Joana Cordeiro, da IL, a governante disse que estão a ser estudadas várias soluções “que se enquadrem na lei”, para resolver a questão, uma vez que os promotores dos projetos têm a expectativa de os desenvolver.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.