
Porto Ambiente convida seniores a liderar boas práticas ambientais
A Porto Ambiente lançou um novo programa ambiental direcionado a cidadãos com mais de 65 anos, com o objetivo de os envolver ativamente na promoção da sustentabilidade urbana. A iniciativa, intitulada “A sustentabilidade não tem idade”, foi anunciada na semana passada e faz parte do Plano de Ação “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas 2023-2025”.
O projeto pretende transformar os participantes em "agentes seniores", integrando-os nas equipas de sensibilização da Porto Ambiente. Estes cidadãos terão um papel ativo na divulgação de boas práticas ambientais, como a correta separação de resíduos e a promoção da reciclagem, contribuindo para melhorar a qualidade de vida na cidade.
A empresa municipal irá dinamizar sessões informativas nos dias 3, 4 e 5 de junho, conduzidas pela sua equipa de formação ambiental. Cada participante receberá um kit “Agente Sénior”. As inscrições decorrem presencialmente na sede da Porto Ambiente, na Rua de São Dinis, ou por email, através do endereço senioresativos@portoambiente.pt.
A iniciativa arrancou com ações de proximidade em locais da cidade habitualmente frequentados por pessoas idosas, promovendo o contacto direto e incentivando à participação. Segundo a Porto Ambiente, o objetivo é “destacar a importância do papel dos seniores na preservação ambiental”.
Em simultâneo, será lançada uma campanha de comunicação urbana, com divulgação em mupis e autocarros da STCP, convidando os cidadãos mais velhos a juntarem-se como agentes de mudança para uma cidade mais sustentável.