Porto do Funchal integra projeto de investigação europeu para criar infraestruturas eficientes e sustentáveis

Porto do Funchal integra projeto de investigação europeu para criar infraestruturas eficientes e sustentáveis

O projeto de investigação SHIFT to Direct Current (SHIFT2DC),  cujo principal objetivo é criar infraestruturas de energia mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, recebeu um financiamento superior a 11 milhões de euros, no âmbito do Programa Horizonte Europa, e envolve mais de 30 parceiros de 12 países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Países Baixos, Hungria, Itália, República Checa, Suécia, Suíça e Portugal. Em território português, o porto do Funchal é o único que integra a iniciativa, indicou esta terça-feira a APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira.

“O porto do Funchal é um dos quatro locais escolhidos e o único em Portugal para, em parceria com a Empresa de Eletricidade da Madeira, testar em cenário real as soluções de média e baixa tensão, estando os outros demonstradores na Alemanha (datacenter e indústria) e em França (edifícios)”, esclarece a empresa pública que gere o setor.

Em comunicado, a APRAM refere que o SHIFT2DC visa a criação de infraestruturas de energia mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, através de soluções de corrente contínua (CC).

“Este projeto, liderado pelo INESC-ID (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento), pretende promover alternativas de energia económicas e sustentáveis, realizando análises detalhadas para assegurar a viabilidade, custo-benefício, ciclo de vida e impacto ambiental”, precisa.

O SHIFT2DC terá uma duração de 42 meses.

“A nossa participação neste projeto demonstra o compromisso e empenho da APRAM na procura de soluções energéticas mais eficientes, sustentáveis e inteligentes para as infraestruturas e equipamentos portuários da Madeira”, refere a presidente do conselho de administração da empresa, Paula Cabaço, citada no comunicado.

De acordo com os dados oficiais, o porto do Funchal registou 273 escalas de navios de cruzeiro em 2023, movimentando um total de 623 436 passageiros.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.