
Porto substitui iluminação pública com tecnologia LED
A Águas e Energia do Porto e a Agência de Energia do Porto concluíram um projeto de substituição de iluminação pública no município, que assegura uma cobertura com recurso a tecnologia LED próxima dos 100% e garante uma redução anual equivalente a 4747 toneladas de CO2
Como adiantou a Águas e Energia do Porto em comunicado, em conjunto, as novas luminárias vão permitir a redução de 79% no consumo energético e uma diminuição superior a dois milhões de euros nos custos anuais: "Só nos últimos meses foram substituídas e instaladas quase 23 mil novas luminárias LED".
Estes novos equipamentos estão preparados para receber tecnologia de telegestão para controlo remoto no futuro.
A Águas e Energia do Porto foi a empresa responsável pela gestão do contrato da instalação dos equipamentos de iluminação pública. Neste momento, toda a energia consumida no Município do Porto é proveniente de fontes renováveis.
"Com os constantes aumentos de preços, a utilização da energia de forma eficiente é cada vez mais relevante. A iluminação pública representa, em muitos casos, cerca de 60% da fatura total de um município no que respeita à energia, pelo que se torna essencial a necessidade de incentivar a redução do consumo. Em 2019, o Município do Porto assumiu a intenção de adotar integralmente a tecnologia LED, com base em estudos realizados pela Agência de Energia do Porto para o efeito que na definição da área de intervenção a receber LED, e na definição das melhores soluções de luz para cada local e as luminárias que melhor se adequavam a cada via, culminando na elaboração do respetivo procedimento concursal para a aquisição e instalação dos novos equipamentos LED, culminando no lançamento do Projeto IP Total do Porto."