Portugal integra projeto europeu de 4 milhões que impulsiona a inovação em hidrogénio verde
energia

Portugal integra projeto europeu de 4 milhões que impulsiona a inovação em hidrogénio verde

Portugal, através do ISQ, é membro do consórcio internacional ‘H2Excellence’, uma iniciativa financiada pela União Europeia (UE) no valor de 4 milhões de euros, da qual fazem parte 24 parceiros internacionais. 

Este projeto visa criar uma rede de Centros de Excelência Profissional (CoVEs) em hidrogénio verde, promovendo ecossistemas de competências, conhecimentos e investigação essenciais para a inovação tecnológica, desenvolvimento regional e especialização inteligente no domínio do hidrogénio limpo.

O H2Excellence visa contribuir para as metas da transição energética definidas no Pacto Ecológico Europeu, promovendo o desenvolvimento de competências em áreas como a produção, transporte, armazenamento e aplicação de hidrogénio verde. Através da criação de clusters locais em seis países europeus, incluindo Portugal, o projeto terá um impacto significativo no desenvolvimento regional e na sustentabilidade da indústria do hidrogénio.

“Com esta colaboração, o ISQ irá desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de novas competências e na criação de programas de formação e requalificação que respondam às necessidades crescentes de mão-de-obra mais qualificada no mercado de hidrogénio verde”, explica o ISQ em comunicado.

Entre os principais contributos do ISQ destacam-se “a avaliação de riscos e garantia de qualidade do projeto; avaliação e análise das necessidades e das lacunas de competências no setor; desenvolvimento da estrutura de um programa de formação transnacional em tecnologias de células de combustível e hidrogénio; organização de seminários, workshops; contribuição para o desenvolvimento de novos currículos em tecnologias de hidrogénio e células de combustível”, realça Lara Ramos, gestora do projeto, citada em comunicado. 

As entidades portuguesas LNEG-Laboratório Nacional de Energia e Geologia, o IPP-Instituto Politécnico de Portalegre, e o EnergyIN- Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia, também integram este consórcio.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.