
Portugal vai ter um Centro de Excelência em Investigação para o mar
O Centro INESCTEC.OCEAN, liderado pelo INESC TEC, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de setores emergentes ligados ao mar.
Este Centro surge como resultado de uma candidatura ao concurso ‘Teaming for Excellence’ do programa ‘Widening’ do Horizonte Europa, sendo o primeiro dedicado exclusivamente à área do mar.
A decorrer entre 2025 e 2031, o projeto terá como foco a investigação e desenvolvimento nas áreas das energias renováveis offshore, da monitorização do mar profundo, da avaliação de impacto ambiental das atividades humanas no mar ou da aquacultura offshore.
A criação de uma rede de infraestruturas tecnológicas onshore e offshore para desenvolver e testar tecnologia, a formação avançada de recursos humanos, e a aproximação da ciência ao mundo empresarial são outras apostas do projeto.
O INESCTEC.OCEAN conta com o envolvimento da Fórum Oceano, Cluster do Mar Português, e da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.
A estes parceiros junta-se a participação do Centro de I&D Norueguês SINTEF.OCEAN, o principal centro de investigação e desenvolvimento norueguês na área do mar, que assumirá o papel de mentoria no processo de constituição do INESCTEC.OCEAN.
Este Centro de Excelência para o Mar ficará incubado no INESC TEC durante pelo menos quatro anos e conta com um financiamento superior a 30 milhões de euros: 15 milhões assegurados pelo Programa Horizonte Europa da União Europeia, e o restante montante pelo Governo, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia e de fundos de diferentes origens.