Presidentes de Portugal e das Maurícias reforçam cooperação na energia e oceanos em visita de Estado
energia

Presidentes de Portugal e das Maurícias reforçam cooperação na energia e oceanos em visita de Estado

O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente da República das Maurícias, Prithvirajsing Roopun, concordaram esta segunda-feira em reforçar a cooperação bilateral e multilateral entre os dois países na proteção dos oceanos e ambiente, e nos setores da energia, digital e turismo.

A reunião teve lugar no Palácio de Belém, em Lisboa. O encontro foi descrito como um "momento histórico" e ambos os líderes destacaram áreas prioritárias para a colaboração futura.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou o compromisso conjunto na proteção dos oceanos e na promoção da biodiversidade, expressando interesse na ratificação do Tratado sobre o Alto Mar no quadro das Nações Unidas. Além disso, sugeriu uma maior integração entre a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP) e as iniciativas de proteção marinha, citando o interesse comum na sustentabilidade ambiental.

O presidente português também mencionou o potencial de cooperação nos setores de energia, digital e turismo, apontando para oportunidades de desenvolvimento económico mútuo. Marcelo Rebelo de Sousa destacou a importância da língua portuguesa nas Maurícias, sugerindo que poderia desempenhar um papel crucial como terceira língua no país insular.

Por sua vez, Prithvirajsing Roopun enfatizou a vontade do seu país em explorar novas parcerias nas áreas de proteção ambiental, energias renováveis, turismo e cultura, tendo expressado a sua confiança de que esta visita marcará o início de uma colaboração frutífera entre Portugal e as Maurícias.

Esta iniciativa visa fortalecer os laços históricos e culturais entre os dois países, bem como explorar novas oportunidades de cooperação em diversas áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável e económico.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.