
Primeira edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” premeia Resiaçores Pico
A 1ª edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”, promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV) e pela Tetrapak, que premeia o Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) com maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) retomadas, teve como vencedor a ResiAçores Pico, da ilha do Pico, nos Açores.
Este SGRU destacou-se com um aumento de mais de 200% em 2021, face a 2020, tornando-se o grande vencedor do prémio dez mil euros. Este valor será entregue à instituição OBRA SOCIAL MADRE MARIA CLARA - AÇORES, Núcleo do Pico, instituição escolhida pela Resiaçores.
Nesta que foi a primeira edição da iniciativa, os SGRU reciclaram mais 1600 toneladas de ECAL. Lembre-se que o concurso pretendia também premiar toda a comunidade que contribuiu, através da escolha de uma organização de caráter social para receção do prémio.
A iniciativa viu o objetivo de incentivo à reciclagem dar frutos, tendo em conta a adesão da comunidade, o que resultou num aumento considerável na quantidade de embalagens de ECAL em 2021, informou a organização.
Além da Resiaçores Pico, outros SGRU fecharam o ano com resultados bastante positivos, sendo de realçar o trabalho das comunidades que contribuíram também para os resultados obtidos nas áreas da Amarsul, Resiaçores do Faial, Ambilital, Ersul e Valorsul.
A Tetra Pak e a Sociedade Ponto Verde apelam à continuação do esforço de todos para aumentar os valores de reciclagem de embalagens em Portugal.