
Projeto CorPower Ocean desperta atenção da francesa Total Energies
Segundo noticiou o Jornal de Negócios, o projeto-piloto HiWave-5, da empresa sueca CorPower Ocean, que está a testar o poder das ondas para gerar energia elétrica no norte de Portugal, mais concretamente na costa ao largo da Póvoa do Varzim, despertou a atenção da francesa Total Energies, uma "gigante energética", como escreve aquele meio de comunicação.
"Em causa está a tecnologia inovadora que a CorPower Ocean tem vindo a desenvolver desde 2012, chamada "Wave Energy Converter" (WEC, ou conversor de energia das ondas, em portugês). Na prática, trata-se de um enorme dispositivo (uma espécie de bóia marítima em tamanho gigante, como se pode ver na foto), flutuante e ancorado ao fundo do mar, que usa a forte ondulação dos oceanos para produzir eletricidade e injetá-la na rede elétrica, através de um cabo submarino", esclarece o Jornal de Negócios.
Ainda segundo o Jornal de Negócios, este conversor já resistiu a várias tempestades e a ondas até 18 metros, tendo começado após sete semanas no local, a exportar energia elétrica para a rede elétrica portuguesa.