Projetos de duas centrais fotovoltaicas avançam em Alcochete e Estremoz
A Omexom - marca da VINCI Energies - assinou, em Portugal, dois contratos de Full EPC com a Hyperion, para a construção de duas centrais fotovoltaicas em Estremoz e Alcochete, com capacidades de 51,8 MWp e 20,4 MWp, respetivamente.
Os trabalhos já se iniciaram em ambos os projetos, que ocupam uma área combinada de 128 hectares e contam com o fornecimento e instalação de aproximadamente 73 mil módulos fotovoltaicos bifaciais em Estremoz e cerca de 29 mil módulos em Alcochete.
Estes projetos destacam-se pela incorporação de soluções tecnológicas avançadas, como o Green Container, que reduz até 90% do consumo de gasóleo do estaleiro de obra, e pelo uso de drones com o suporte de inteligência artificial para otimizar a gestão e monitorização em tempo real da construção, aumentando a eficiência e promovendo práticas sustentáveis. Além disso, utilizam módulos fotovoltaicos bifaciais, que asseguram uma performance superior na produção de energia solar, juntamente com trackers de eixo único e inversores de string.
Aytea Amandi, CEO da Hyperion, refere, citado em comunicado: "assinar este contrato é um marco muito importante para o crescimento da Hyperion em Portugal, não só pelo que representa para estes dois projetos, mas também porque, sendo o primeiro com a Omexom, marca o início de uma nova relação. Estamos confiantes de que a execução destes dois projetos estratégicos está em boas mãos, e que a experiência da Omexom resultará na entrega de ativos de grande valor".
Gonçalo Sampaio, Managing Diretor da Omexom Portugal, salienta este é “mais do que um projeto, une-nos o cuidado com o planeta e o legado de uma energia mais limpa”.