Publicado em Diário da República procedimento de concurso público para atribuição das concessões de eletricidade em baixa tensão
energia

Publicado em Diário da República procedimento de concurso público para atribuição das concessões de eletricidade em baixa tensão

Foi esta terça-feira publicado em Diário da República o procedimento de concurso público para exploração da rede de distribuição de eletricidade em baixa tensão.

"O presente concurso limitado por prévia qualificação com publicidade internacional tem por objeto a celebração de um contrato de concessão (Contrato) para o estabelecimento e a exploração da rede de distribuição de eletricidade em baixa tensão (BT) em regime de serviço público, em exclusivo e em conformidade com os termos, condições e especificações previstos no caderno de encargos", pode ler-se no artigo n.º 1 da portaria n.º 397/2023.

Nos termos das regras de organização e funcionamento do Sistema Elétrico Nacional, atualmente constantes do Decreto-Lei n.º 15/2022, de 14 de janeiro, na sua redação atual, a atividade de distribuição de energia elétrica em baixa tensão (BT) encontra-se atribuída aos municípios ou às entidades intermunicipais mediante delegação dos municípios, sendo exercida em regime de exploração direta ou mediante contrato de concessão, em regime de serviço público exclusivo.

Lembre-se que este concurso para a baixa tensão foi anunciado ainda em 2017 e seu atraso tem impacto na dinamização da transição energética à escala municipal.

O atraso no lançamento do concurso público para a exploração da rede de distribuição de eletricidade em baixa tensão foi o tema central do painel 'Baixa Tensão: a hora dos municípios?', no âmbito do 11.º Fórum Energia, integrado na iniciativa Semana de Ambiente, promovida pelo Jornal Água&Ambiente, do grupo About Media.

No que toca a este tema, Filipe Matias Santos, Diretor de Serviços Jurídicos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), afirmou haver um conjunto de trabalhos desenvolvidos ao longo do tempo: "Em 2021 um grupo de trabalho preparou as minutas das peças concursais e em 2022 e 2023 tivemos alguns desenvolvimentos e esperemos que esse concurso se possa realizar brevemente", concluiu.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.