Recolha de resíduos volumosos aumenta 30% em Sintra no primeiro trimestre de 2023

Recolha de resíduos volumosos aumenta 30% em Sintra no primeiro trimestre de 2023

Em Sintra, a recolha de resíduos volumosos, vulgarmente conhecidos por “monos”, aumentou 30% no primeiro trimestre de 2023, quando comparado com período homólogo de 2022, informaram os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) em comunicado.

Durante 2023, Sintra já entregou 2 434 toneladas de “monos” na Tratolixo, um acréscimo de 560 toneladas em relação ao ano passado, “num crescimento sem paralelo na recolha de qualquer outra tipologia de resíduos”.

“Perante um concelho com 320 km2, densamente povoado ao longo da Linha de Sintra, a parceria dos SMAS de Sintra com os órgãos autárquicos mais próximos dos cidadãos, que tem sido reforçada desde o final de 2018, assume-se como essencial para mitigar um problema que, invariavelmente, constitui ‘uma nódoa’ em vários pontos do concelho e implica uma maior consciencialização ambiental dos cidadãos”, pode ler-se no comunicado.

“A deposição ilegal de resíduos volumosos, em vários pontos da via pública, nomeadamente junto da contentorização, constitui uma das principais preocupações dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), responsáveis pela recolha e transporte de resíduos no concelho. Para travar este flagelo, o Município de Sintra tem adotado várias medidas, contando, para o efeito, com a colaboração das juntas e uniões de freguesia, a quem foi atribuída uma segunda viatura para melhorar a eficiência do sistema de recolha de resíduos. A atribuição por parte do município de uma segunda viatura às juntas e uniões de freguesia, assim como a assunção dos encargos financeiros com cinco assistentes operacionais e a manutenção dos veículos, permite a recolha de resíduos volumosos aos fins de semana, com exceção das freguesias de Casal de Cambra e de Colares em que a operação integra apenas uma viatura de apoio e três funcionários.”

O diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, recorda que, “para prestar um melhor serviço à população e dar resposta ao aumento dos pedidos de recolha de ‘monos’, os SMAS de Sintra aumentaram de 5 para 10 unidades por mês (por detentor) a recolha gratuita de resíduos volumosos, como móveis e colchões e equipamentos elétricos e eletrónicos, nomeadamente frigoríficos, máquinas de lavar e televisores”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.