
Relatório Zero Waste Europe pede moratória sobre incineração de resíduos
A Zero Waste Europe acaba de lançar um novo relatório que destaca que a União Europeia (UE) tem capacidade excedentária de incineração de resíduos e que deveria ser considerada uma moratória sobre o desenvolvimento de novas instalações de incineração, noticiou a Retema - Revista Técnica de Médio Ambiente. Assim, como escreve a Retema, o relatório, intitulado “Enough Is Enough: The case for a moratorium on incineration”, tem como objetivo alertar para esta questão, solicitando um forte esforço coordenado a nível europeu.
De acordo com a Zero Waste Europe, a UE tem registado um aumento anual de aproximadamente 8 milhões de toneladas na capacidade de incineração de resíduos entre 2004 e 2020. Até 2023, a capacidade total poderá crescer para 220 milhões de toneladas.
Segundo a Zero Waste Europe, e como avança a Retema, a coordenação urgente a nível da UE é imperativa para resolver o problema crescente da capacidade de incineração e garantir práticas responsáveis de gestão de resíduos. É proposta uma reavaliação do papel da incineração na hierarquia dos resíduos, com possível reclassificação como operação de eliminação. O relatório apela ainda a uma reconsideração da quota de 10% para aterros, especialmente para resíduos devidamente tratados.