
Savinor vai investir 1,5 milhões na construção de uma nova ETAR
A Savinor – Sociedade Avícola do Norte SA vai investir 1,5 milhões de euros na construção de uma nova ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais). O novo projecto permitirá desactivar as lagoas de arejamento do actual equipamento, contribuindo para “minimizar algumas externalidades da sua actividade”, informa a empresa da Trofa.
Hoje, ao final da manhã, o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, visita a empresa e preside à cerimónia de assinatura do aditamento ao contrato de conformidade ambiental.
Além da Savinor, o projecto contará com o envolvimento da Câmara Municipal da Trofa, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Águas do Noroeste e da Trofáguas Serviços Ambientais, entidades que também irão assinar o contrato.
Para o presidente do Conselho de Administração da Savinor, João Pedro Azevedo, o acordo “é o culminar de um processo que muito tem preocupado e envolvido a empresa”.
Apesar do avultado investimento, a maior fatia vem do lado da empresa. João Pedro Azevedo acredita que “este é um imperativo, tendo em conta que a Savinor, uma empresa com mais de 30 anos, reconhece a sua obrigação no sentido de contribuir activamente para o desenvolvimento sustentável da localidade onde está inserida e do país”.
A Savinor integra o grupo Soja de Portugal que está no mercado desde 1943 e desenvolve negócios no sector da indústria agroalimentar. Detém ainda as empresas Sorgal e Avicasal.
Presente em todo o mercado nacional, a Soja de Portugal conta com cerca de 660 colaboradores directos e 1350 indirectos e um volume de negócios de 173 milhões de euros.
Com mais de 3500 clientes e uma quota no mercado externo na ordem dos 12,8 por cento das vendas globais, a Soja de Portugal exporta para mercados como Espanha, Itália, Grécia, França, Polónia, Arménia e República do Benin. Nos últimos dois anos, investiu cerca de 3,5 milhões de euros em investigação e desenvolvimento.