Secretária de Estado da Energia destaca importância do aumento armazenamento em hidroelétricas reversíveis e baterias para gerir a intermitência das renováveis
Na abertura do 12.º Fórum Energia, a secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, destacou o armazenamento como um dos pilares fundamentais para a transição energética em Portugal. Enfatizou que o aumento da capacidade de armazenamento, especialmente em hidroelétricas reversíveis e baterias, é essencial para gerir a intermitência das energias renováveis e garantir a estabilidade do sistema elétrico.
Maria João Pereira sublinhou depois que o Plano Nacional Energia e Clima (PNEC) 2030 prevê um crescimento significativo neste campo, incluindo 3,9 GW em armazenamento hídrico e 2 GW em baterias. Este esforço será complementado pela elaboração de uma estratégia nacional dedicada ao armazenamento, que deverá avaliar novos potenciais para bombagem hidroelétrica.
O 12.º Fórum Energia é uma iniciativa integrada na Semana de Ambiente, organizada pelo Grupo About Media e pelo Jornal Água&Ambiente, que tem lugar esta terça e quarta-feira, dias 26 e 27 de novembro. Da edição deste ano da Semana de Ambiente fazem ainda parte a 19.ª Expo Conferência da Água, que decorre nos dias 28 e 29 de novembro, e o 18.º Fórum Resíduos, que tem lugar nos dias 2 e 3 de dezembro.