Secretário de Estado do Ambiente participa em teste europeu para deteção de “químicos eternos” no sangue
ambiente

Secretário de Estado do Ambiente participa em teste europeu para deteção de “químicos eternos” no sangue

Portugal aderiu ao teste voluntário promovido pela Presidência Dinamarquesa no Conselho de Ministros do Ambiente da União Europeia para medir a presença de PFAs no sangue, informou esta sexta-feira o Ministério do Ambiente e Energia (MAEN), através de uma publicação na rede social LinkedIn.

A iniciativa, que visa avaliar a exposição humana aos chamados “químicos eternos”, contou com a participação do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, que se juntou à comissária Jessica Roswall e a vários ministros do Ambiente de outros Estados-membros.

Os resultados das análises devem ser conhecidos dentro de duas semanas, acrescenta o MAEN.

As substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas (PFAs) são compostos químicos persistentes no ambiente e no organismo humano, associados a riscos para a saúde.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.