Segunda fase do Projeto ESTRAEE reforça caminho dos Municípios da LIPOR rumo à circularidade dos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos
resíduos

Segunda fase do Projeto ESTRAEE reforça caminho dos Municípios da LIPOR rumo à circularidade dos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos

Sob a liderança da Deputación de Pontevedra, a LIPOR integrou uma segunda fase do Projeto – o Capitaliza ESTRAEE – que visou a valorização do “saber-fazer” adquirido e a capitalização dos resultados no território.

O Projeto ESTRAEE – Estratégia Sustentável Transfronteiriça para a Gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, concluído no quadro do POCTEP 2014-2020, promoveu a gestão sustentável dos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE) em fim de vida, na região da Galiza-Norte de Portugal.

 Com a participação no Projeto ESTRAEE, a LIPOR implementou um modelo que permite prolongar a vida útil dos equipamentos elétricos e eletrónicos, um princípio fundamental na transição para uma economia mais circular.

 A segunda fase do projeto, alicerçou-se nos seguintes eixos: Produção de conhecimento: Realização do Estudo para Potenciação da Reutilização e Reciclagem dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos na área LIPOR. Partilha de boas práticas a nível transfronteiriço: Organização e participação em Jornadas Técnicas, promovidos pela Deputación de Pontevedra e pela LIPOR, para intercâmbio de experiências e partilha de conhecimento, envolvendo os diversos atores da cadeia de valor dos EEE, de Portugal e Espanha. Comunicação e sensibilização: Lançamento de uma Campanha de Comunicação, com o mote “Vamos tornar a Economia Circular”, com vista a potenciar o envolvimento do cidadão no correto encaminhamento dos EEE, através dos 9 Ecocentros adaptados no âmbito do Projeto: Silvalde (Espinho); Cal (Gondomar); Moreira e Nogueira (Maia); Custóias e Sendim (Matosinhos); Prelada (Porto); Valongo (Valongo) e Formiga (LIPOR).

No presente ano fruto da implementação do Projeto Capitaliza ESTRAEE até ao mês de setembro, foram recolhidas nos Ecocentros-alvo um total de 355,7 toneladas de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos em fim de vida, encaminhados para reutilização e reciclagem.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.