Selos de “Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano” distinguem 74 operadores

Selos de “Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano” distinguem 74 operadores

Setenta e quatro entidades gestoras de abastecimento de água encheram hoje o palco do Centro de Congressos do LNEC para receberem os selos de “Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”. Estes selos são atribuídos pelo segundo ano consecutivo e em 2014 foi distinguida mais uma dezena de entidades gestoras do que no primeiro ano de atribuição.

Os Prémios e Selos de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos resultam de uma parceria entre a ERSAR e o jornal Água&Ambiente, que conta com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB) e da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) – e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e tem como objectivo “identificar, premiar e divulgar casos portugueses de referência relativos à qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos cidadãos”.

Neste caso, as 74 entidades gestoras distinguidas asseguraram o cumprimento de critérios mais exigentes do que a legislação sectorial: a realização da totalidade do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água (PCQA) aprovado, uma percentagem igual ou acima de 99 por cento no cumprimento dos valores paramétricos, dos valores paramétricos de controlo de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli) e de todos os valores paramétricos de cheiro e sabor. É ainda exigido às entidades gestoras que apresentem um valor igual ou superior a 50 pontos no índice de conhecimento infraestrutural e de gestão patrimonial calculado pelo regulador.

Adicionalmente à aplicação dos critérios definidos para cada um dos diferentes selos de qualidade do serviço, o júri pode excluir as entidades que, em sua opinião, revelem práticas ou desempenhos considerados “gravosos”.

O júri é composto por representantes das entidades organizadoras e parceiras: Jaime Melo Baptista, presidente da ERSAR (que preside), Maria João Rosa, do LNEC, José Manita Vaz, da APDA, Graça Lopes, da APESB e Luís Mesquita David, da APRH e Joana Filipe, do jornal Água&Ambiente.

Os operadores a quem é atribuído um selo de qualidade, recebem um certificado e o direito de usar essa imagem, através da sua utilização na sua imagem institucional.

A lista de entidades distinguidas é a seguinte:

AGERE

AGS - Paços de Ferreira

Águas da Azambuja

Águas da Covilhã

Águas da Figueira

Águas da Região de Aveiro

Águas de Alenquer

Águas de Barcelos

Águas de Cascais

Águas de Coimbra

Águas de Mafra

Águas de Ourém

Águas de Paredes

Águas de S. João

Águas de Santarém

Águas de Santo André

Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro

Águas de Valongo

Águas do Algarve

Águas do Centro

Águas do Centro Alentejo

Águas do Douro e Paiva

Águas do Lena

Águas do Marco

Águas do Mondego

Águas do Noroeste

Águas do Norte Alentejano

Águas do Oeste

Águas do Planalto

Águas do Sado

Águas do Vouga

Águas do Zêzere e Côa

Águas e Parque Biológico de Gaia

AMBIOLHÃO

CM de Alcácer do Sal

CM de Almeida

CM de Barreiro

CM de Bombarral

CM de Bragança

CM de Cuba

CM de Golegã

CM de Lagoa

CM de Moita

CM de Porto de Mós

CM de Póvoa de Varzim

CM de Seixal

CM de Vinhais

EAmb - Esposende Ambiente

EMAR de Vila Real

EMARP Portimão

EPAL

ICOVI

Indaqua Feira

Indaqua Matosinhos

Indaqua Santo Tirso/Trofa

Indaqua Vila do Conde

INFRALOBO

INFRAMOURA

INFRAQUINTA

INFRATROIA

INOVA

Luságua Alcanena - Gestão de Águas

SM de Castelo Branco

SM de Loures

SM de Maia

SM de Nazaré

SMAS de Almada

SMAS de Leiria

SMAS de Sintra

SMAS de Vila Franca de Xira

SMAS de Viseu

SMSB de Viana do Castelo

Tavira Verde

VRSA, Sociedade de Gestão Urbana

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.