
Setúbal reforça lavagem de contentores de resíduos no verão
Segundo os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS), o aumento na frequência das lavagens de contentores está focado nestes meses de verão, nos locais de maior concentração de produção de resíduos alimentares, como forma de evitar a produção de odores desagradáveis.
Este reforço na limpeza dos equipamentos está enquadrado num contrato mais abrangente, num valor de 334 mil euros, celebrado com duas empresas da especialidade, para garantir a limpeza adequada das várias tipologias de contentores por um período de 24 meses.
Em causa estão contentores de superfície, semienterrados e enterrados, destinados a resíduos indiferenciados e biorresíduos, prevendo-se um total de 12 mil lavagens de contentores no período em causa.
A higienização dos contentores é realizada na via pública, com recurso a viaturas apropriadas a cada tipo de equipamento e utiliza detergentes específicos para o efeito e que cumprem os critérios europeus. “É efetuada a lavagem de todos os componentes dos contentores, no exterior e no interior, e também das paredes do fosso dos equipamentos em profundidade. Todas as impurezas existentes são removidas, garantindo as perfeitas condições de higiene e limpeza dos equipamentos”, salientam os SMS, em comunicado.