SMAS de Sintra alargam a todo o concelho projeto de valorização e reciclagem de têxteis
resíduos

SMAS de Sintra alargam a todo o concelho projeto de valorização e reciclagem de têxteis

Os SMAS de Sintra - Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra expandiram a todo o concelho o projeto de valorização e reciclagem de têxteis, anunciou esta quarta-feira a entidade em comunicado.

Após o projeto piloto na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, Freguesias de Algueirão-Mem Martins e Rio de Mouro e União das Freguesias de Sintra, que no início contemplava também a reciclagem de máscaras cirúrgicas e sociais, o projeto de valorização e reciclagem de têxteis é, agora, alargado às restantes sete freguesias ou uniões de freguesia (Casal de Cambra, Colares, Almargem do Bispo/Pero Pinheiro/Montelavar, Cacém/São Marcos, Massamá/Monte Abraão, Queluz/Belas e São João das Lampas/Terrugem). Além dos funcionários das autarquias locais, a iniciativa vai envolver os utentes de três IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) de cada freguesia e cerca de dez mil alunos, de 11 estabelecimentos de ensino de oito agrupamentos escolares, que passam a dispor de contentorização específica de recolha de têxteis.

O projeto piloto abrangeu cinco mil trabalhadores da Administração Local (CMS, SMAS e juntas de freguesia), 15200 alunos de 16 escolas e utentes de IPSS e do Banco de Recursos da CMS.

"No sentido desta proximidade e acessibilidade, os munícipes que pretendam descartar peças de vestuário (danificadas ou em bom estado de reutilização), podem fazê-lo em contentorização especifica instalada em todas as áreas de atendimento da CMS, dos SMAS de Sintra e das juntas de freguesia, em escolas de 2.º e 3.º ciclo e secundárias e em algumas IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social). Os munícipes que entreguem vestuário em bom estado e tenham interesse em integrar a rede de partilha, devem efetuar o seu registo na “loja online” (App To Be Green), depositando as suas peças de vestuário devidamente identificadas com os dados de registo na App (nome e e-mail). Caso não se pretenda integrar esta rede de partilha, as peças de vestuário, após validação do seu estado, serão disponibilizadas ao Banco de Recursos da CMS ou a uma dessas IPSS. As peças de roupa que apresentem danos, serão encaminhadas para reciclagem e transformadas em novas fibras têxteis", esclarece o comunicado dos SMAS de Sintra.

 A apresentação do alargamento do projeto à totalidade do concelho, após um projeto piloto em 2021, foi efetuada esta terça-feira, pelo diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, por ocasião da inauguração da exposição de fotografias “De Patas Dadas com a Sustentabilidade”.

Este projeto, que resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Sintra (CMS) e a To Be Green (Universidade do Minho), responde à obrigatoriedade de implementação da recolha seletiva de resíduos têxteis em território nacional já a partir de janeiro de 2025. 

 

No âmbito deste projeto, está em curso, desde outubro de 2023, a campanha solidária “De Patas Dadas com a Sustentabilidade”, que se traduz na oferta de camas para animais, produzidas através da valorização de resíduos têxteis, a quem adotar um animal doméstico no Sítio dos Animais de Sintra (Centro Oficial de Recolha de Animais do Município). 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.