Solução inovadora produz energia solar na ETAR de Argoncilhe
energia

Solução inovadora produz energia solar na ETAR de Argoncilhe

Dos 156 painéis fotovoltaicos colocados, este ano, na ETAR de Argoncilhe, em Santa Maria da Feira, mais de 60% foram instalados sobre as valas de oxidação. Segundo comunicado de imprensa da Indaqua, estes equipamentos permitem rentabilizar o diminuto espaço disponível e já estão a produzir energia necessária ao funcionamento desta Estação de Tratamento de Águas Residuais.

 

Estas valas de oxidação “são os espaços ovais onde, a céu aberto, é possível ver as águas residuais em tratamento.Por integrarem os reatores biológicos que assumem a parte principal do tratamento do saneamento, as valas de oxidação têm grande importância numa ETAR. No caso da estação de Argoncilhe, mais ainda, desde que a INDAQUA Feira instalou 99 painéis fotovoltaicos por cima destas valas”, esclareceu ainda e entidade.

 

Assim, a solução, “inovadora no setor”, permite o aproveitamento eficaz destas áreas de grande dimensão, para aproveitamento solar. Para além de darem uma renovada funcionalidade a este espaço, os novos painéis fotovoltaicos, ao cobrirem as valas de oxidação, diminuem a temperatura superficial das águas que estão no seu interior e, dessa forma, contribuem para reduzir a proliferação de odores intensos.

 

Os 99 painéis instalados sobre as valas de oxidação ocupam uma área 321 m2 e têm potência de 53 quilowatts (kW), o que resulta numa produção anual de cerca de 76.847 kW - equivalente ao consumo energético de 18 famílias.

 

Para além da eficácia na área ocupada, o impacto ambiental destes equipamentos traduz-se na redução da emissão de 22 toneladas de CO2 por ano. “Calcula-se que seriam necessárias mais de duas mil árvores para absorver este volume de dióxido de carbono, caso a mesma quantidade de energia fosse gerada por fontes tradicionais.”

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.