
SPV lança ferramenta para ajudar clientes a monitorizar e melhorar práticas de gestão de resíduos de embalagens
A Sociedade Ponto Verde (SPV) lançou uma nova ferramenta para ajudar os seus clientes embaladores a monitorizar e melhorar suas práticas de gestão de resíduos de embalagens, anunciou esta terça-feira a entidade gestora em comunicado.
Esta ajuda acontece através da disponibilização de relatórios de medidas de prevenção, que integram informação estatística detalhada que permite às empresas acompanhar o progresso das suas iniciativas de prevenção de resíduos e melhorar o desempenho, alinhando-se com os princípios da economia circular.
Estes relatórios sistematizam o trabalho realizado pelas empresas na redução, reutilização e reciclabilidade dos materiais de embalagem, incentivando a conceção de embalagens mais sustentáveis e circulares. O serviço permite às empresas comparar o seu desempenho com o setor de atividade em que atuam, promovendo a adoção de práticas mais eficientes e ambientalmente responsáveis.
Após o reporte das medidas de prevenção pelos clientes embaladores, a SPV calcula indicadores ambientais quantitativos que ajudam a acompanhar os objetivos de prevenção estabelecidos. Estes indicadores estão associados a oito medidas concretas do Plano de Prevenção da SPV, que incluem ações como a redução do peso unitário da embalagem, a não utilização de embalagens supérfluas, a utilização de materiais com maiores possibilidades de reciclagem e a incorporação de matérias-primas recicladas ou com certificados de gestão sustentável.
Os relatórios de medidas de prevenção são parte da estratégia de inovação da SPV, com o intuito de apoiar os seus parceiros a alcançar melhores resultados na gestão de resíduos de embalagem ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos, pode ler-se ainda na nota de imprensa.