SPV lança ferramenta para ajudar clientes a monitorizar e melhorar práticas de gestão de resíduos de embalagens
resíduos

SPV lança ferramenta para ajudar clientes a monitorizar e melhorar práticas de gestão de resíduos de embalagens

A Sociedade Ponto Verde (SPV) lançou uma nova ferramenta para ajudar os seus clientes embaladores a monitorizar e melhorar suas práticas de gestão de resíduos de embalagens, anunciou esta terça-feira a entidade gestora em comunicado.

Esta ajuda acontece através da disponibilização de relatórios de medidas de prevenção, que integram informação estatística detalhada que permite às empresas acompanhar o progresso das suas iniciativas de prevenção de resíduos e melhorar o desempenho, alinhando-se com os princípios da economia circular.

Estes relatórios sistematizam o trabalho realizado pelas empresas na redução, reutilização e reciclabilidade dos materiais de embalagem, incentivando a conceção de embalagens mais sustentáveis e circulares. O serviço permite às empresas comparar o seu desempenho com o setor de atividade em que atuam, promovendo a adoção de práticas mais eficientes e ambientalmente responsáveis.

Após o reporte das medidas de prevenção pelos clientes embaladores, a SPV calcula indicadores ambientais quantitativos que ajudam a acompanhar os objetivos de prevenção estabelecidos. Estes indicadores estão associados a oito medidas concretas do Plano de Prevenção da SPV, que incluem ações como a redução do peso unitário da embalagem, a não utilização de embalagens supérfluas, a utilização de materiais com maiores possibilidades de reciclagem e a incorporação de matérias-primas recicladas ou com certificados de gestão sustentável.

Os relatórios de medidas de prevenção são parte da estratégia de inovação da SPV, com o intuito de apoiar os seus parceiros a alcançar melhores resultados na gestão de resíduos de embalagem ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos, pode ler-se ainda na nota de imprensa.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.