Subsídios devem ser atribuídos a projetos com mérito, defende CEO da INDAQUA
Pedro Perdigão, CEO da INDAQUA, sublinha que os subsídios no setor da água devem ser destinados a projetos com mérito e compromisso com resultados, como prevê o Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030), em vez de atribuídos indiscriminadamente a entidades ou municípios.
Esta prática, segundo o gestor, prejudica a competitividade do setor privado, ao fomentar uma dependência de financiamento público e desencorajar a aposta em modelos sustentáveis, como as concessões, fundamentais para o crescimento do país.
Pedro Perdigão foi orador dos painéis XI – ‘Melhorar a governação: escala e profissionalização' e XII ‘Potenciar a concorrência’ da 19.ª Expo Conferência da Água, que arrancou esta quinta-feira, 28 de novembro.
A 19.ª Expo Conferência da Água é uma iniciativa integrada na Semana de Ambiente, organizada pelo Grupo About Media e pelo Jornal Água&Ambiente, que decorre esta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de novembro. Da edição deste ano fazem ainda parte o 12.º Fórum Energia, que teve lugar nos dias 26 e 27 de novembro, e o 17.º Fórum Resíduos, que encerra a Semana de Ambiente nos dias 2 e 3 de dezembro.