
Tribunal de Contas Europeu alerta para capacidade da rede elétrica europeia
O Tribunal de Contas Europeu (TCE) questiona a capacidade da rede elétrica europeia e a segurança energética da Europa.
Em comunicado, o TCE realça que a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia “foi um teste ao abastecimento da Europa em energia…e chumbámos”.
“Este chumbo foi a gota de água que fez soar o alarme sobre a segurança energética, mas, longe da vista, a pressão já estava a subir há muito tempo. A União Europeia (UE) está no meio da sua transição energética e a afastar-se dos combustíveis fósseis da Rússia. Para isso, tem de apostar cada vez mais nas fontes de energia renováveis, cujos progressos estão a acelerar”, afiança o TCE.
No mesmo comunicado, o TCE refere que, no início de 2025, vai publicar um documento de análise fazendo o ponto da situação da rede elétrica europeia, sob a responsabilidade de Keit Pentus-Rosimannus, membro do TCE. Estão disponíveis muitas informações sobre esta rede, mas encontram-se dispersas e são complexas. O tribunal vai recolher e condensar estes dados essenciais, com a intenção de lhes dar forma a poderem ser utilizados para fins de análise e tomada de decisões.