União Europeia chega a acordo para rever diretiva de tratamento de águas residuais em zonas urbanas
água

União Europeia chega a acordo para rever diretiva de tratamento de águas residuais em zonas urbanas

A União Europeia (UE) chegou esta segunda-feira a um acordo provisório para fazer uma revisão da diretiva de tratamento de águas residuais em zonas urbanas, tornando-a mais ambiciosa, ao abrigo do plano para erradicar a poluição, anunciaram o Conselho da UE e o Parlamento Europeu em comunicado. 

Segundo a nota de imprensa, esse acordo provisório vai contribuir para reduzir significativamente, nomeadamente, gases com efeito de estufa.

Ficou ainda estabelecido, quanto à revisão da diretiva sobre o tratamento das águas residuais urbanas,que entre 2030 e 2035 os setores mais poluentes concretizem os reajustes necessários, com o intuito de melhorar a monitorização e tratamento das águas residuais urbanas, alargar a diretiva existente e "alinhá-la com os objetivos do Pacto 'Verde' Europeu".

O Conselho da UE e o Parlamento Europeu querem que haja uma extensão do sistema de responsabilidade para as indústrias mais poluentes, assegurando uma contribuição mais justa e ajustada de todos os setores que poluem.

Depois das negociações, ficou acordada a obrigação de aumentar o sistema para recolher águas residuais para "incluir todos os locais com o equivalente a 1000 pessoas ou mais". Esta meta vai além da diretiva atual, que contemplava 2000 pessoas ou mais.

Os colegisladores consideraram ainda que tem de haver um tratamento secundário das águas residuais quando se justificar, para retirar, por exemplo, microplásticos e compostos químicos que acabam por ser libertados para a atmosfera.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.