União Europeia elabora plano para atingir emissões de CO2 zero na indústria até 2050
ambiente

União Europeia elabora plano para atingir emissões de CO2 zero na indústria até 2050

A União Europeia (UE) elaborou planos para capturar e armazenar centenas de milhões de toneladas de emissões de CO2 até 2050, para garantir que as indústrias possam cumprir os objetivos europeus em matéria de alterações climáticas, mostrou um rascunho do documento ao qual a Reuters teve acesso.

A prossecução do objetivo de emissões líquidas zero da UE para 2050 exigirá que as empresas mudem para a energia verde e alterem os seus métodos de produção. Para os setores que não possuem tecnologias para isso, as suas emissões devem ser capturadas, para evitar que cheguem à atmosfera e piorem o aquecimento global.

Asssim, até 2050, a UE precisará capturar até 450 milhões de toneladas de CO2 por ano, de acordo com um esboço do plano da Comissão Europeia, visto pela Reuters.

"Até à mesma data, a maior parte das emissões remanescentes das indústrias da UE terá de ser capturada e armazenada, em particular dos setores do cimento e do químico", lê-se no projeto.

A UE emitiu 3,6 bilhões de toneladas de CO2 equivalente em 2022, segundo dados oficiais.

A maior parte do CO2 capturado em 2050 seria armazenada permanentemente no subsolo. Alguns seriam usados em processos industriais, como o fabrico de produtos químicos.

O rascunho dizia que 100 milhões de toneladas de CO2 capturadas até 2050 estariam no setor de energia, de centrais movidas a combustíveis fósseis emissores de CO2 ou de fontes "biogénicas", como resíduos orgânicos.

O plano dizia ainda que a construção de infraestrutura de captura e armazenamento de carbono nesta década exigiria fundos nacionais e da UE.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.