Ursula von der Leyen defende mais investimento em energia para baixar preços na UE
energia

Ursula von der Leyen defende mais investimento em energia para baixar preços na UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu esta sexta-feira, em Bruxelas, a necessidade de um “grande investimento” nas redes energéticas, interligações entre países e sistemas de armazenamento de eletricidade, como resposta aos preços “estruturalmente elevados” da energia na União Europeia.

Em conferência de imprensa conjunta com o novo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, von der Leyen sublinhou que a questão dos preços da energia “é complicada de resolver”, mas que o investimento em infraestruturas é essencial para aliviar os custos suportados pelos consumidores.

A responsável europeia apontou ainda as fontes renováveis como alternativa ao corte do fornecimento de energia russa, destacando que estas são “baixas em carbono” e enquadram-se nas metas da transição ecológica. Contudo, advertiu que nenhuma solução será eficaz sem “capacidade para armazená-la” e uma rede elétrica suficientemente robusta para servir todo o bloco europeu.

Segundo a agência Lusa, a presidente da Comissão reafirmou a urgência de reforçar a infraestrutura energética da UE para garantir maior segurança, eficiência e preços mais justos.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.