Valorfito amplia gestão de resíduos com renovação de licença
O Valorfito, Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, viu renovada a sua licença para gerir fluxos de resíduos atuais e novos, a partir de 1 de janeiro de 2025. Além da gestão de embalagens primárias de fitofármacos, biocidas e sementes, a entidade assumiu a responsabilidade pela gestão de novos fluxos, como embalagens secundárias de fitofármacos, sementes, e as embalagens primárias e secundárias de fertilizantes, rações e batata de semente.
Como nota o Valorfito, este avanço é crucial para o Sigeru, Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, que até ao fim de 2024 geria apenas embalagens primárias de produtos fitofarmacêuticos, biocidas e sementes de uso profissional.
"Ficar responsável pela gestão de mais três tipos de embalagens é tanto uma responsabilidade como um reconhecimento do trabalho que o Sistema Valorfito tem realizado em todo o país, em contacto próximo e contínuo com os profissionais do setor. Esperamos continuar a contribuir de forma real, palpável e muito positiva para a sustentabilidade do planeta", concluiu António Lopes Dias, Diretor Geral do Valorfito.