
Vera Eiró: Perante os “desafios que se avizinham” é essencial garantir a sustentabilidade económica do setor (vídeo)
Para Vera Eiró, Presidente do Conselho de Administração da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, é essencial garantir a sustentabilidade económica e financeira do setor da água para conseguir fazer face aos “desafios que se avizinham nos próximos anos”. Vera Eiró falava no âmbito da 17.ª Expo Conferência da Água, após discursar no painel IV, sob o mote ‘Executar o PENSAARP 2030: Prioridades da Regulação’.
“Nós temos tido uma grande aposta e achamos que é absolutamente essencial que haja um grau de recuperação de gastos das entidades gestoras que seja suficiente para suportar os custos de exploração dos dois serviços de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais”, afirmou.
“É essencial ter esta matéria bem resolvida” para fazer face aos desafios de investimentos necessários “para garantir que haja menos perdas de rede e uma efetiva reutilização das águas residuais tratadas”, e ainda “permitir toda a exploração possível das origens que estão disponíveis”, sublinhou.
A 17.º Expo Conferência da Água integra a Semana de Ambiente, organizada pelo grupo About Media, que inclui ainda o Fórum Energia e o Fórum Resíduos. O 10.º Fórum Energia decorreu nos dias 15 e 16 de novembro, o 16.º Fórum Resíduos a 17 e 18 de novembro, e, por fim, a 17.ª Expo Conferência da Água acontece nos dias 21 e 22 de novembro.