
Vila Verde investe 1,5 milhões de euros na ampliação da estação de tratamento de água
A Câmara Municipal de Vila Verde, no distrito de Braga, investiu 1,5 milhões de euros na modernização e ampliação da estação de tratamento de água (ETA) do rio Homem, duplicando a sua capacidade para 400 metros cúbicos por hora. A informação foi divulgada esta segunda-feira através de um comunicado citado pela agência Lusa.
Segundo o município, a intervenção “assegura maior fiabilidade e capacidade de distribuição de água potável para consumo humano no concelho de Vila Verde”. O projeto contemplou a reabilitação de infraestruturas, equipamentos e sistemas elétricos, bem como a automatização de todas as fases do processo de captação e tratamento.
Entre as principais melhorias está a construção de uma nova toma de água com sistema de limpeza automático e três grupos de bombagem, também com capacidade total de 400 metros cúbicos por hora. Foi ainda erguido um novo edifício de apoio à captação superficial.
A ETA passa a contar com uma nova linha de tratamento e a reabilitação da existente, além da substituição do sistema de lavagem dos filtros e da instalação de um sistema de videovigilância. A central elevatória de apoio também foi alvo de obras de reabilitação.
A inauguração oficial está marcada para esta terça-feira e deverá contar com a presença da ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.