EDP adjudica reforço de potência do escalão de Alqueva
ambiente

EDP adjudica reforço de potência do escalão de Alqueva

A EDP celebrou hoje com o consórcio formado pelas empresas Alstom Hydro France, Alstom Portugal, Efacec Engenharia e SMM-UM – Sociedade de Montagens Metalomecânicas, um contrato para o fornecimento dos equipamentos para o reforço de potência do escalão de Alqueva.

Este contrato, no valor de 94,3 milhões de euros, engloba o fornecimento da totalidade das instalações mecânicas e eléctricas que vão equipar a nova central hidroeléctrica. Este reforço de potência, a implantar na margem direita do rio Guadiana, implica a construção de um novo circuito hidráulico e de uma nova central, escavada a céu aberto, que será equipada com dois grupos geradores reversíveis. Cada um terá a potência máxima no eixo de 129,6 MW, o que vai permitir a duplicação da potência actualmente instalada.

O circuito hidráulico é constituído por uma tomada de água, cuja estrutura de entrada foi já construída aquando da construção da barragem, galerias de adução subterrâneas e uma restituição, de concepção semelhante à da actual central.

Este reforço, que está previsto entrar em exploração no final de Dezembro de 2011, e cuja execução decorre do contrato de subconcessão celebrado entre a EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva e a EDP em 24 de Outubro de 2007, representa, de acordo com a empresa, mais um passo na implantação das orientações estratégicas estabelecidas pelo grupo EDP em matéria de reforço do investimento em energias renováveis.
Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.