Sondagem: Mercado moçambicano convence empresários
ambiente

Sondagem: Mercado moçambicano convence empresários

As empresas portuguesas têm interesse no mercado moçambicano. Esta é a conclusão da última sondagem do AmbienteOnline, que surge na sequência da viagem oficial do primeiro-ministro, José Sócrates, a Moçambique. Questionados sobre se este é um mercado atractivo para as empresas portuguesas, os leitores do portal não têm dúvidas: 64,3 por cento afirma que sim.

Em contrapartida, 19 por cento dos participantes na sondagem dizem não conhecer suficientemente o mercado, em paralelo com aqueles que rejeitam a ideia de este ser um mercado atractivo (16,7 por cento).

De acordo com os últimos dados da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, divulgados em Fevereiro, as exportações portuguesas para o mercado moçambicano registam uma tendência de crescimento.

Em 2009, as exportações atingiram cerca de 121,3 milhões de euros, o que representa um aumento de 31,3 por cento face a 2008. O grupo das máquinas e os aparelhos é o mais exportado para o mercado moçambicano (27 por cento do total, em 2008), seguindo-se dos produtos alimentares (11,9 por cento).

José Sócrates esteve três dias em Moçambique, no princípio de Março, numa viagem oficial com o propósito de reforçar as ligações comerciais e políticas entre os dois países. Na comitiva, estavam integrados mais de meia centena de empresários portugueses.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.