Sondagem: Barragem do Alvito não deve avançar
Na mais recente sondagem do Ambiente Online, quase metade dos participantes (47,6 por cento) manifestaram-se contra a «luz verde» à barragem do Alvito dada pelo ministério do Ambiente, por defenderem que existem demasiados impactes ambientais negativos associados à construção da barragem.
Para os que concordam com a construção da infra-estrutura, o peso da barragem na economia portuguesa parece desempenhar o papel preponderante. No total, 33,3 por cento dos votantes defende a construção da barragem do Alvito por ser fundamental para a economia portuguesa. Por fim, apenas 19 por cento dos participantes afirma que as medidas de compensação ambiental previstas pela EDP são suficientes para a autorização da construção.
A EDP recebeu no final de Abril a resposta favorável do ministério do Ambiente, através da Declaração de Impacte Ambiental (DIA). De acordo com a calendarização da empresa, a barragem deverá entrar em funcionamento em 2016, após uma fase de construção que irá durar cinco anos.