Águas de Moçambique participa em projectos de investigação sobre gestão da água
ambiente

Águas de Moçambique participa em projectos de investigação sobre gestão da água

A Águas de Moçambique, empresa participada pela Águas de Portugal (AdP), e que é responsável pelo abastecimento de água em Maputo, está a participar em três projectos de investigação e desenvolvimento (I&D), no âmbito do 7º Programa Quadro da União Europeia, cujos enfoques são a gestão sustentável dos recursos hídricos e a prevenção de crises.

Trata-se dos projectos G-MOSAIC, MyWATER e TRUST, que envolvem uma vasta rede de sinergias entre mais de 100 instituições, na sua maioria da Europa, e representam um investimento global de mais de 20 milhões de euros na produção de conhecimento e tecnologia.

G-MOSAIC melhora segurança
O envolvimento da empresa no projecto G-MOSAIC passa fundamentalmente pela participação, em parceria com a Administração Regional de Águas do Sul de Moçambique (ARA-Sul), num caso de estudo para aplicação de processos e metodologias que têm por objectivos principais melhorar a segurança e apoiar a gestão racional da água, em particular no que diz respeito à bacia do Umbeluzi e à Barragem dos Pequenos Libombos, importantes origens de água para o abastecimento a Maputo.

Em termos mais globais, o trabalho desenvolvido privilegia a vertente da prevenção e gestão de crises, através de modelos associados a sistemas de informação geográfica, utilizando diversas fontes de dados, nomeadamente imagens de satélite e medições meteorológicas. O sistema-piloto resultante deste projecto, em fase de instalação, permitirá gerar diversos tipos de alerta e a construção de cenários de alterações no uso do solo e respectivo impacto ao nível da água disponível, quer para consumo humano, quer para usos agrícolas e industriais.

MyWater e TRUST orientam gestão do ciclo urbano da água
Mais recentemente, a Águas de Moçambique ntegrou um outro projecto de investigação e desenvolvimento, designado de MyWater, já seleccionado para receber financiamento da Comissão Europeia e que permitirá alargar o âmbito do G-MOSAIC para as zonas costeiras da Grande Maputo.

Também em fase de arranque, o projecto TRUST visa estudar formas de orientar a gestão do ciclo urbano da água para novos paradigmas de sustentabilidade, perante um cenário de aumento da frequência de cheias e de secas, que a comunidade científica prevê como consequência das alterações climáticas.

«
A importância da participação de Moçambique nestes projectos é tanto mais relevante considerando o contexto de um país que conta no seu passado com graves episódios de cheias, secas e desertificação», refere fonte do Grupo Águas de Portugal.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.