
ABB participa na construção da maior interligação submarina do mundo entre Noruega e Reino Unido
A ABB, grupo líder em tecnologias para energia e automação, vai participar na construção da mais longa interligação eléctrica submarina do mundo, numa extensão de 730 quilómetros, que ligará o Reino Unido à Noruega, anunciou a empresa.
A ligação das redes de energia está orçada em 450 milhões de dólares e deverá entrar em operação comercial em 2021. A conexão da rede do Mar do Norte (North Sea Network - NSN) vai possibilitar a integração de mais energia renovável eólica e hidroelétrica através de águas norueguesas e britânicas. A conexão terá capacidade para transmitir 1400 MW de potência.
A encomenda à ABB foi feita pela Statnett, o operador da rede estatal na Noruega, e pela National Grid, uma empresa de serviços públicos internacional de electricidade e gás do Reino Unido, no terceiro trimestre de 2015.
A ABB fornecerá estações de conversão de corrente contínua de alta tensão (HVDC) em ambas as extremidades da ligação. “O HVDC é uma tecnologia central pioneira da ABB e um foco de negócio fundamental na nossa estratégia”, destaca o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer, que se congratula pelo facto de trabalhar com a Statnett e National Grid para apoiar “a integração do mercado europeu de energia”.
“Quando a geração de energia eólica for elevada e houver pouca procura de eletricidade no Reino Unido, a potência elétrica irá fluir através da conexão para a Noruega, permitindo conservar água nos seus reservatórios. Quando a procura for elevada no Reino Unido, mas o vento não estiver a soprar, a eletricidade das centrais hidroelétricas na Noruega irá fluir para o Reino Unido”, esclarece a empresa.
Como parte da encomenda que recebeu a ABB irá conceber, projectar, fornecer e comissionar duas estações conversoras de 1400 MW, ± 525 kV, utilizando a sua tecnologia de conversores da fonte de tensão (VSC), denominada HVDC Light. Uma estação estará situada em Blyth, Reino Unido e outra em Kvilldal, Noruega.
“A HVDC é uma solução comprovada para a integração de energias renováveis e para transporte de potência elétrica de longa distância fiável e eficiente de potência muitas vezes submarino ou subterrâneo”, explica o presidente da divisão de Sistemas de Potência da ABB, Claudio Facchin.
Este projecto corresponte à 18ª interconexão transfronteiriça HVDC a ser executada pela ABB na Europa. A empresa introduziu a tecnologia na década de 1990 e é líder mundial neste campo, tendo sido responsável por 15 dos 21 projectos actualmente em operação comercial em todo o mundo. A conexão NSN é a quinta encomenda significativa do género adjudicada à ABB durante o último ano, revela a empresa.