Calor dos escapes dos navios de pesca pode ajudar a alimentar frigoríficos
ambiente

Calor dos escapes dos navios de pesca pode ajudar a alimentar frigoríficos

O calor libertado pelos escapes dos motores dos navios de pesca pode ajudar a suportar o sistema de refrigeração dos frigoríficos dos porões reduzindo o consumo energético das embarcações. Trata-se de um projecto inovador que promete revolucionar o sector das pescas.

Este protótipo será desenvolvido pela Nautiber – Estaleiros Navais do Guadiana, Lda e pelo centro de investigação INOV, com o patrocínio do Fórum Empresarial da Economia do Mar e com a consultoria da Momento Linear – Consultores, Lda, que assegurou o processo de candidatura. O projecto Eco-Cooler é co-financiado pelo Fundo Europeu de Pescas do Programa Operacional de Pesca - Promar.

Com o desenvolvimento deste protótipo, o consórcio espera “um aumento da rentabilidade através da implementação de tecnologias inovadoras sem aumentar as capacidades de captura, a melhoria das condições de segurança no trabalho a bordo das embarcações, o aumento da eficiência energética, a poupança nos consumos de combustíveis fósseis e a redução das importações e aumento das exportações portuguesas”.

Uma vez que o estaleiro se encontra em Vila Real de Santo António as entidades envolvidas esperam ter a frota de pesca espanhola como cliente desta instalação contribuindo “para as exportações nacionais de tecnologia”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.